Mercado

Talhão de cana poderá ser acompanhado por geotecnologia no MS; curso revela novidades

img1362

A Biosul -Associação dos Produtores de Bioenergia de MSpromove o curso de Introdução às Geotecnologias de 9 a 13 de abril, aos colaboradores das indústrias do setor, que terão oportunidade de interpretar imagens de satélites sobre a cultura da cana-de-açúcar. “Não temos a perspectiva de formar grandes técnicos em uma semana. Por enquanto, é apenas uma degustação para que analisem esse universo”, avalia opesquisador da Embrapa Agropecuária Informática, Alexandre Camargo Coutinho, que ministra o curso. Ele ressalta que a tecnologia permite o acesso de dados que possibilitam acompanhar o comportamento de um talhão de cana. “Antecipadamente, teremos informação sobre o comportamento daquela planta e será possível saber com precisão, se a produção de determinada safra será maior ou abaixo da média histórica”, explica.

Tamanho foi o interesse pelo tema que embreve o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, irá até a Embrapa de Campinas (SP) para firmar uma parceria no setor de geotecnologia. “Temos total interesse no projeto. O georreferenciamento é um instrumento importante para que as indústrias monitorem a produção e produtividade”, aponta.

Um dos participantes do curso, Davi Correia de Oliveira, de Ponta Porã, revela que só conhecia superficialmente o sistema de geotecnologias: “Na indústria, iniciam-se os trabalhos com a agricultura de precisão e o georreferenciamento é essencial para isso”.

A agricultura de precisão consiste em um ciclo de análise da produtividade do solo (através da colheita), análise das características do solo (através de coleta de amostras ou imagens de satélite), controle preciso da aplicação de insumos e correção da terra, além do controle preciso da plantação e aplicação de agrotóxicos.

Banner Revistas Mobile