Usinas

Tabu tem certificações internacionais de gestão de qualidade e ambiental renovadas

A empresa passou por auditoria externa da DQS do Brasil, que renovou as certificações ISO 9001 e ISO 14001

Tabu tem certificações internacionais de gestão de qualidade e ambiental renovadas

A Destilaria Tabu, uma empresa do grupo belga Alcotra Bioenergy, produtora  de etanol carburante e extrafino, localizada na zona rural de Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa, recebeu a renovação das certificações ISO 9001 (Gestão de Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).

A auditoria, realizada pela empresa DQS do Brasil, aconteceu de 17 a 20 de janeiro, com resultado da aprovação divulgado no dia 20.

Essas duas certificações são normas reconhecidas internacionalmente, que atestam o sistema de gestão de qualidade de uma empresa (ISO 9001) e que demonstram o compromisso assumido com a proteção do ambiente através da gestão dos riscos ambientais (ISO 14001).

LEIA MAIS > Cenicaña e Ingenios da Colombia preparam projeto que visa transformar plantas industriais em Indústria 4.0

De acordo com a engenheira ambiental Mírian Lira, responsável pelo controle integrado de gestão da Tabu, para a obtenção das certificações são analisados diversos requisitos na norma, divididos por seções que se caracterizam em contexto e organização; liderança; planejamento; apoio; operação; avaliação do desempenho e melhoria.

“Temos certificação ISO 9001 desde 2005, que trata de Gestão da Qualidade. E temos a ISO 14001 desde 2006, que trata de Gestão Ambiental. Semana passada, passamos por auditoria externa, realizada por uma certificadora habilitada, a DQS do Brasil, e mantivemos nossos certificados. A certificação ISO é uma certificação em sistema de gestão utilizada mundialmente. Anualmente, passamos por auditoria nos requisitos de norma para validação do sistema de gestão, garantindo a manutenção da certificação. O que muda é a visão de abordagem, uma na qualidade e a outra ambiental”, disse Mírian.

LEIA MAIS > Morre Ismael Perina Júnior, que pregava a união para o fortalecimento do setor sucroenergético

“A ISO 9001 é o selo com maior número de adesões e respeitabilidade no mercado. As empresas que investem no aperfeiçoamento de suas práticas de gestão de riscos no setor sucroenergético, através da certificação, têm melhores condições de obter indicadores positivos de produtividade e confiabilidade”, destacou o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

Banner Revistas Mobile