Mercado

Suécia fecha acordo para importar álcool sustentável

A Suécia, maior importador do álcool brasileiro da União Européia, fechou um acordo com quarto usinas do Brasil para comprar o combustível dentro dos critérios de sustentabilidade.

Para viabilizar o negócio, a Sekab, importadora sueca, fechou contrato por nove meses, que poderá ser prorrogado, com os grupos Alcoeste, Cosan, Guarani e NovAmérica para importar 115 milhões de litros.

O acordo demonstra a iniciativa das empresas envolvidas no contrato em dar um primeiro passo para um processo de melhoria contínua para atender um dos mais exigentes consumidores do mundo. É importante notar que as usinas foram capazes de atender as exigências do consumidor europeu sem alterar as práticas correntes de operação.

Intermediado pela SCA Trading, o contrato prevê a exportação de um volume total de 115 mil m3 de etanol durante um período de nove meses.

Desta forma, as empresas evidenciam o cumprimento às leis trabalhistas, o respeito às normas ambientais e a realização de, no mínimo, 30% da colheita da cana-de-açúcar mecanizada em área plana, com previsão de chegar a 100% em seis anos. Reforçam também seu compromisso em se adequar às normas do Protocolo Agroambiental, firmado com o Estado de São Paulo e que estipula o fim da prática de queimada das lavouras até 2014.

A parceria com a Sekab estipula ainda tolerância zero às empresas que possuam trabalho infantil e condições de trabalho não-organizadas, preservação de áreas de florestas tropicais e redução das emissões de dióxido de carbono em todo o processo de produção do etanol para níveis 85% inferiores aos registrados no uso equivalente da gasolina.

Banner Revistas Mobile