Mercado

Stephanes participa de audiências sobre leite na Câmara

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, deve participar amanhã, a partir das 10 horas, de audiência pública nas comissões de Agricultura e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados para discutir as denúncias de falsificação e adulteração do leite longa-vida (UHT) por duas cooperativas de Minas Gerais, a Casmil e a Coopervale. No dia 22 de outubro, a Polícia Federal (PF) desmantelou uma quadrilha que, segundo as investigações da PF, adicionava soda cáustica e água oxigenada ao leite para aumentar o prazo de validade do leite e o volume do produto.

O leite adulterado foi fornecido posteriormente à Parmalat, Calu e Centenário.

Laudos do laboratório de saúde pública do Estado de Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), divulgados na semana passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não apontaram, no entanto, indícios dos produtos químicos em 19 lotes de leite longa vida (UHT) recolhidos em Minas Gerais no mês de outubro. Mesmo assim, a Anvisa determinou a interdição cautelar dos lotes. A determinação vale para todo o País. Os laudos indicaram a presença de sódio e sacarose na bebida, substâncias não permitidas pela legislação brasileira, além de outros aspectos em desacordo com padrões de “identidade e qualidade”.

Em outras ocasiões, análises feitas por órgãos de fiscalização apontaram adição irregular de sal, açúcar, amido, soro e água no leite. A água oxigenada é usada nos laticínios para impedir a proliferação de bactérias. Já a soda cáustica neutraliza a acidez presente no soro. Ou seja, o uso dos produtos químicos mascaram o leite de má qualidade, recolhido em condições inadequadas de higiene.

Além de Stephanes, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, e também o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz, o procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva Souza, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo Mello, o presidente da Parmalat, João Audi, e o vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ronaldo Ernesto Scucato foram convidados para participar da audiência.

Banner Revistas Mobile