Mercado

SP pode ter usina de biodiesel da Petrobrás

A Petrobrás estuda investir mais de US$ 20 milhões na construção de uma usina de refino de biodiesel de 100 mil toneladas por ano e de pelo menos três esmagadoras de grãos para a produção de óleo no Estado de São Paulo, informou ontem o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT). Também ontem, a estatal anunciou que firmará, hoje e amanhã, protocolo de intenções com duas cooperativas gaúchas para estudar a viabilidade de instalação de usinas de biodiesel no Rio Grande do Sul.

Os esforços da Petrobrás para acelerar a produção do combustível alternativo integram o programa para garantir a necessidade de adição de 2% do biocombustível ao diesel mineral a partir de 2008. Em 2013, a fórmula muda, com a mistura de 5% de biodiesel. O financiamento para as obras em São Paulo, segundo o prefeito petista, será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tanto as esmagadoras quanto o cultivo de grãos ficariam sob responsabilidade de pequenos produtores e trabalhadores rurais assentados.

A intenção de fazer o empreendimento foi divulgada em reunião nesta semana entre representantes da estatal, do BNDES, de trabalhadores rurais, do Incra e do MST. A Petrobrás manifestou o interesse de construir a usina em Araraquara (SP). O prefeito da cidade também participou do encontro.

A cidade teria a preferência para a obra por estar na região central do Estado de São Paulo, o que facilitaria a logística para a recepção do óleo vegetal e para o escoamento do biodiesel após o refino. Além disso, há a questão política, já que Edinho Silva governa pela segunda vez uma das maiores cidades paulistas comandadas pelo PT.

A proposta prevê que as esmagadoras do óleo fiquem espalhadas pelo Estado, prioritariamente em regiões com alto índice de assentados, como o Pontal do Paranapanema, e que a matéria-prima para o óleo e o biodiesel seja o girassol. Pelos cálculos iniciais, seriam beneficiados 13 mil assentados, sem contar os pequenos produtores rurais. A prioridade é o assentado, mas o projeto está voltado para a agricultura familiar e temos um volume grande de pequenas propriedades, informou Edinho. A proposta será analisada por técnicos da Petrobrás e do BNDES para a elaboração de um projeto.

RIO GRANDE DO SUL

Hoje, o diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, estará em Palmeira das Missões para assinar convênio com a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio).

A cooperativa atende 30 mil famílias de pequenos agricultores estabelecidos em 63 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul.

Amanhã, a cerimônia será em Bagé e o protocolo será firmado com a Cooperativa de Biocombustíveis da Região do Pampa Gaúcho (Biopampa), que atende 20 mil famílias de agricultores em 43 cidades do sul do Estado.

Banner Revistas Mobile