Mercado

Solvay fecha contrato com a Copersucar para álcool industrial

A Solvay Indupa do Brasil S.A. fechou na sexta-feira, dia 15, um contrato com a Copersucar para o fornecimento de etanol para a sua planta de PVC localizada em Santo André, no ABC paulista.

O acordo tem validade de 10 anos, na sede da Copersucar, na presença dos principais executivos de ambas as entidades. A Solvay Indupa do Brasil será a primeira fabricante do continente americano a fabricar PVC com etileno derivado de etanol já a partir de 2010.

Para viabilizar a nova linha de produção, a Solvay Indupa construirá uma planta de etileno via etanol, proveniente da cana-de-açúcar, integrada à unidade de VCM (Monômero de Cloreto de Vinila).

A linha de bio-etileno (etileno derivado de álcool hidratado combustível) integra a segunda parte do programa de expansão da empresa iniciado em 2006, que prevê ainda a ampliação das capacidades de produção das plantas de PVC, VCM e Cloro-Soda. Esta etapa demandará investimento de US$ 135 milhões.

Em junho de 2007, a empresa obteve financiamento de US$ 153 milhões do BNDES para a expansão de sua capacidade de produção de PVC com base em matéria-prima derivada de petróleo.

“Durante dois anos, a Solvay Indupa avaliou possíveis fornecedores de etanol para este novo projeto. A escolha da Copersucar foi baseada na segurança no fornecimento, tradição de mercado, disponibilidade e multiplicidade de usinas associadas, além de uma estrutura profissional e produtiva que entende a linguagem do setor petroquímico”, explica Paulo Schirch, presidente da Solvay Indupa.

Etileno a partir de etanol para a produção de PVC não é novidade na unidade da Solvay Indupa de Santo André. Em 1962, a empresa já utilizava esta tecnologia. Somente a partir da implantação da Petroquímica União, no Pólo Petroquímico do ABC, nos anos de 1980, é que a empresa trocou o etanol por nafta.

Banner Revistas Mobile