Mercado

Smar atinge a marca de 1000 funcionários no Brasil

A Smar Equipamentos Industriais, localizada em Sertãozinho , cidade do interior de São Paulo, atingiu em 2002 a marca de 1000 colaboradores no Brasil. Em quatro anos a empresa aumentou em 50% o seu número de funcionários e apenas no ano passado criou 179 novos postos de trabalho.

Atualmente, esta multinacional brasileira possui quatro setores de operação em Sertãozinho, que empregam 927 pessoas desta região (200 delas, engenheiros dedicados a Pesquisa e Desenvolvimento), e 12 escritórios de vendas e aplicações espalhados pelo Brasil.

De acordo com o presidente da empresa, Edmundo Gorini, a Smar é quase uma exceção no País, já que nos últimos anos ela fez maciços investimentos em desenvolvimento de produtos com elevado conteúdo tecnológico e expandiu seu mercado de atuação, inclusive no exterior.

Ainda segundo Gorini, isso explica por quê a retração econômica não teve forte impacto no crescimento da empresa, fazendo com que ela, no ano passado, além de chegar a 1000 funcionários também aumentasse o seu faturamento em torno de 30%.

A tecnologia desenvolvida pelos brasileiros que trabalham na Smar pode ser encontrada em lugares tão diferentes como o USS John F. Kennedy, maior porta aviões não – nuclear da marinha dos Estados Unidos, na plataforma marítima de prospecção de gás Troll, na companhia norueguesa Satoil, e na usina nuclear de Oconee, construída pela Duke Energy.

Mas, segundo os seus funcionários isto ainda é pouco e a empresa deverá crescer muito mais. “Acompanho o dia a dia da empresa e conheço as dificuldades pelas quais ela passou para chegar onde está e sei também que enfrentará muitos obstáculos. Pois, a Smar não vai para nisso, já que ela está constantemente conquistando novos mercados e se propondo novos desafios”, diz Isabel Milan, gerente de Contabilidade da empresa.

Mercado Externo

Fabricante de sensores, transmissores, conversores e controladores de processos de automação, a multinacional brasileira Smar, que começou em 1974 e com três funcionários, como prestadora de serviços de assistência técnica a industria sucroalcooleira, tem como alvo indústrias de processos contínuos como a de petróleo, papel e celulose, entre outras.

A empresa, que produz tecnologia própria, conta com um faturamento anual de $70 milhões de dólares e comercializa com o Brasil e o exterior por meio de suas filiais e representantes que atuam na Alemanha, França, China, México, EUA e Cingapura. Ela aplica 16% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, investimento que lhe permite várias conquistas como em momentos de crise econômica crescer e não demitir funcionários. Além disso, a empresa é responsável por 50% das vendas no mercado interno de automação e também a maior fabricante de transmissores e controladores digitais do Hemisfério Sul.

O desenvolvimento da empresa a transformou em uma grande unidade exportadora do Brasil. Segundo o seu Diretor Internacional e vice – presidente da FIESP, Carlos Roberto Liboni, a empresa deve grande parte do seu faturamento às exportações. “O comércio internacional já chegou a superar os nossos rendimentos obtidos com negociações realizadas no Brasil”, comenta Liboni.

Em 2002, a Smar firmou contratos para exportação de tecnologia em automação industrial com empresas internacionais de grande porte como a chinesa Beijing Huakong, a suíça Endress Hauser e as americanas Metso, Rockwell Automation e Duke Energy.

Banner Revistas Mobile