Mercado

"Situação difícil", diz Farina sobre endividamento das usinas

"Situação difícil", diz Farina sobre endividamento das usinas

img8566

Durante evento realizado na cidade de Ribeirão Preto, SP, na última sexta-feira (27/9), a presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, falou sobre o problema de endividamento das usinas sucroenergéticas, frisando que a “situação é realmente difícil”.

De acordo com a representante, existem duas situações que contrastam nestes casos, sendo que em uma delas, existem aspectos positivos. “Quando a dívida é fruto de investimentos, que assim que maturados, trazem retorno, ainda consideramos como positiva. Neste caso os gestores apertam o cinto e aumentam a competitividade da empresa. O problema é quando o próprio capital de giro da usina gera a dívida. Nestes casos, a sustentabilidade financeira da empresa é colocada em risco”, explicou.

Questionada sobre a falta de acesso das usinas em créditos oferecidos pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, como é o caso do ProRenova – Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais, Farina lembra que nesta safra os produtores fizeram uso dos recursos oferecidos, mas admite que existem problemas no processo. “Até o BNDES se mostrou surpreso com a forma com que o setor foi buscar os recursos. Contudo, sabemos que existem dificuldades em alguns casos por conta do alto nível de endividamento. Existem alguns indicadores financeiros que nenhum banco pode deixar de lado e isso é um desafio enorme. Muitas vezes aquele que precisa, não consegue”, finalizou.

Banner Revistas Mobile