JornalCana

Sindalcool e LTF dicutem fitoterápicos do NE em João Pessoa

O Sindalcool (Sindicato das Indústrias de Fabricação do Álcool e Açúcar do Estado da Paraíba) promove, dias 25 e 26 de junho, o I Encontro do Programa de Produção de Fármacos e Medicamentos Fitoterápicos do Nordeste, que será realizado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB, em João Pessoa, PB.

A iniciativa do Sindalcool poderá ampliar a geração de empregos e renda na Paraíba. A produção de fitoterápicos utiliza álcool neutro absoluto produzido por empresas associadas na Paraíba. “A biodiversidade nordestina, aliada ao potencial científico e tecnológico dos centros de pesquisa, nos anima a atrair investimentos da indústria farmacêutica para a Paraíba”, afirmou o presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa.

O objetivo é que o estado venha a contar com o pólo de desenvolvimento de produtos fitoterápicos. Um dos principais objetivos é a implantação da Rede Fito Caatinga através da estruturação e implantação de um Sistema Nacional de Redes de Fito, delineada pelos diversos biomas brasileiros, que terá como objetivo atuar de maneira pró ativa na viabilização de articulações entre os diversos segmentos e setores envolvidos com a cadeia produtiva relacionadas com o cultivo e manejo de plantas medicinais, visando, em última análise, a obtenção de fitoterápicos.

O evento contará com a presença de técnicos do Ministério da Saúde e da Fundação Fiocruz, Ministério da Ciência e Tecnologia, da Rede de Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva Farmacêutica, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Diretoria do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB, além de empresários do setor farmacêutico e da indústria de cosméticos.

Os organizadores esperam também a participação do Governo do Estados, através das secretarias de Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Participarão também a Cinep, Emater e Fundação de Amparo a Pesquisa.

“O nosso objetivo é fomentar a discussão em torno da produção de fitoterápicos e do aproveitamento racional da biodiversidade envolvendo dos agentes públicos e privados para alavancar a produção no Estado. A Iniciativa pode gerar emprego e renda a pequenos e médios agricultores, além disso, uma indústria farmacêutica instalada na Paraíba trará empregos diretos e indiretos”, disse Edmundo Barbosa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram