Mercado

Shell e Virent pesquisam novo biocombustível à base de açúcar

A Shell e a empresa norte-americana Virent Energy Systems vão colaborar na pesquisa e desenvolvimento de um produto que substitua o etanol, através da conversão directa de açúcares vegetais em gasolina, anunciou nesta terça-feira (01-04) a petrolífera.

A tecnologia da Virent usa catalisadores para transformar açúcares vegetais em moléculas de hidrocarboneto semelhantes às produzidas numa refinaria de petróleo.

Segundo a Shell, os açúcares podem ser obtidos a partir de fontes não alimentares, como resíduos de milho, relva switchgrass, palha de trigo ou polpa de cana-de-açúcar, bem como de matérias-primas convencionais para produção de biocombustíveis, como o trigo, o milho ou a cana-de-açúcar.

Segundo a empresa, as novas moléculas de “biogasolina” têm um conteúdo energético superior ao do etanol e proporcionam maior eficiência de combustível.

Podem ainda ser misturadas com perfeição para a produção de gasolina convencional ou combinadas com gasolina que contenha etanol.

Estes novos biocombustíveis poderão ser utilizados em altas proporções na mistura para motores a gasolina padrão, o que poderá, potencialmente, eliminar a necessidade de infra-estrutura especializada, de novos desenhos de motor e de equipamento de mistura.

Banner Revistas Mobile