Mercado

Setor tem potencial para superar Itaipu na geração de energia, diz Aníbal

img3941

Durante uma conferência na capital paulista nesta terça-feira, dia 23, o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, falou sobre a falta de política sucroenergética do governo federal. Ao mencionar o potencial do segmento, disse que uma tonelada do produto será suficiente para gerar energia por um mês para uma família que consome 250 quilowatts/hora/mês. “Como temos produção de 350 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, esse volume será suficiente para gerar mais energia do que a Itaipu”, enfatizou, deixando claro, a necessidade do setor de modernizar seu parque industrial e de utilizar a vinhaça para o aumento da eficiência energética.

Em tom de crítica ao governo federal, o secretário ressaltou que apesar de ser considerada uma energiaresidual, há um potencial fantástico na biomassa do setor.” São Paulo produz 4 mil megawatts de energia a partir de biomassa, mas possui potencial para cerca de 14 mil megawatts.Para chegarmos a essa geração será preciso, no entanto, eficiência pois temos muitas caldeiras velhas”, afirma.

De acordo com ele, o Estado de São Paulo chegou a oferecer isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para as usinas que substituíssem as caldeiras, mas sem adesão como esperado.

Banner Revistas Mobile