Mercado

Setor sucroalcooleiro quer inclusão no Cima

Ontem, o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Edson Ustulin, entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, o pedido de criação de um Comitê Consultivo para incluir o setor sucroalcooleiro no Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima). Pela proposta, o comitê terá a função de propor e encaminhar ao Cima as políticas para o setor.

“O setor produtivo não pode ficar de fora de decisões políticas tão importantes para o País como as relacionadas à agroindústria canavieira”, afirma Ustulin. Segundo ele, a participação do setor privado dará um diagnóstico mais preciso do setor, legitimando as decisões do Cima.

Há dois anos, houve uma reformulação do Cima, com a extinção dos comitês Executivo, Consultivo, a Câmara Técnica e o subgrupo de Comercialização e a exclusão de três ministérios (Orçamento, Planejamento e Gestão; Meio Ambiente; e Relações Exteriores) e a Casa Civil da Presidência da República. Fazem parte do Cima os ministérios de Minas e Energia; Fazenda; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As decisões adotadas pelo Cima passavam pela análise de uma Câmara Técnica, formada por 15 especialistas do setor indicados pelo governo, entidade de classe dos trabalhadores da agroindústria e industriais e produtores canavieiros. Após debater e discutir os problemas do setor, a Câmara Técnica submetia as propostas de solução ao Comitê Executivo, composto pelos secretários-executivos dos ministérios, e enviava para a aprovação dos respectivos ministros. Para Ustulin, o Comitê Consultivo daria ao governo a oportunidade de acompanhar e supervisionar os problemas e as necessidades da cadeia produtiva da agroindústria.

Banner Revistas Mobile