Mercado

Setor sucroalcooleiro impulsiona criação de empregos em abril

Impulsionado pelo início da safra de cana-de-açúcar, o nível de emprego da indústria paulista de transformação no mês de abril cresceu 2,25% em relação a março e garantiu o melhor desempenho da série histórica, reformulada em 2000, revelou a pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgada ontem.

Neste período, foram criados 47.442 mil postos de trabalho. No acumulado de 2007, houve variação positiva de 3,63%, com a criação de 76.435 mil vagas, cerca de 30 mil a mais do que no mesmo período de 2006. Já nos últimos 12 meses, surgiram 40.168 mil vagas, o que equivale a alta de 1,93%.

Segundo o diretor do Departamento de Economia do Ciesp (Decon), Boris Tabacof, 86,4% dos empregos gerados têm origem nos setores de açúcar e álcool. “Esse é um setor sazonal, ou seja, as vagas criadas agora serão fechadas quando a safra acabar”, alertou Tabacof, que elevou a projeção do nível de vagas para o resto do ano. Agora a expectativa do Ciesp é de um aumento de 1,8%, ante 1,2% do último levantamento.

Apesar dos números positivos, Tabacof ressalvou que ainda não é possível afirmar que o País vive um ciclo de crescimento sustentável da economia. Para o diretor da Ciesp, os juros altos, o real valorizado e a carga tributária elevada comprometem o desenvolvimento brasileiro. “Existe uma visão mais otimista, mas ainda é prematuro dizer se vamos continuar crescendo de maneira sustentável”, afirmou. Os produtos alimentares tiveram alta de 12,6%. Já o setor de destilação de álcool e refino de petróleo registrou acréscimo de 17,1%, enquanto o de máquinas e equipamentos teve crescimento de 1,16%. Todos os segmentos estão ligados ao setor sucroalcooleiro.

Ao contrário dos últimos levantamentos, o nível de empregos na Grande São Paulo apresentou expansão de 0,05%. Contudo, o interior paulista continua sendo o principal responsável pelo aumento de postos de trabalho no estado, com elevação de 3,71%. Em 2007, os índices de vagas na região metropolitana e no interior estão em –0,15% e 6,33%, respectivamente.

Das 35 diretorias regionais pesquisadas, 32 apresentaram saldo positivo, com destaque para Araçatuba, que apresentou o melhor desempenho no mês, com expansão de 21,06%.

Banner Revistas Mobile