Mercado

Setor participa da Rio + 20

img2209

A Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, com diversas ações e participações.

Ela estará presente tanto nos eventos chamados paralelos quanto acompanhando as negociações oficiais. Serão palestras e apresentações de integrantes da Unica confirmadas em eventos organizados por diversas entidades, como o Global Bioenergy Partnership (GBEP), International Center for Trade and Sustainable Development (ICTSD), Ministério do Meio Ambiente da Itália, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia (CGEE-MCT), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Eletrobrás. Além disso, somos apoiadores em eventos de outras entidades, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o World Green Summit.

A entidade participará da Global Bioenergy Partnership, com uma palestra de Luiz do Amaral, gerente de sustentabilidade, sobre o potencial de sustentabilidade da bioenergia, no dia 18, no Rio Centro, room P 3-4. No dia 19, Eduardo Leão, diretor executivo falará no Forte de Copacabana, no Seminário Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável. Ainda no dia 19, Luiz do Amaral, participará do evento do Ministério do Meio Ambiente da Itália, no seminário Bioenergia Sustentável para uma maior economia de carbono, no Parque dos Atletas (Pavilhão Italiano) e no ICTSD, no Hotel Othon.

Eduardo Leão será palestrante no Fiesp/Firjan – Seminário Lideranças Empresariais: painel Energias para um novo Mundo, no dia 20. No dia 21, Zilmar de Souza, gerente de bioeletricidade, falará no Parque dos Atletas, no Eletrobrás – Eletricidade e Sustentabilidade – um panorama global e no dia 22, Luiz do Amaral será palestrante no CNA – Bioenergia:

Segundo a entidade, as prioridades que o setor sucroenergético brasileiro vai levar a esse grande encontro global foram definidas em uma série de reuniões entre integrantes do setor e também com parceiros e entidades ligadas a outros setores de atividade.

Amaral explica que na Rio+20, o objetivo é realizar um balanço sobre avanços e retrocessos, além de planejar o futuro. “Dois temas centrais serão discutidos: o novo sistema internacional de governança sobre sustentabilidade e a economia verde. Um dos resultados mais esperados será a criação das chamadas “Metas para o Desenvolvimento Sustentável”. Nesse contexto, nós entendemos como essencial a participação crescente nas matrizes energéticas mundiais das energias renováveis, incluindo formas de bioenergia como etanol e bioeletricidade”, diz.

Segundo ele, a Única será observadora oficial junto à Rio + 20. “Isso significa que teremos representantes acompanhando as negociações oficiais. No período preparatório para a Conferência, a Unica participou de diversos grupos de discussão e consultas públicas para definições de posicionamento, incluindo reuniões no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CADES), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.

Banner Revistas Mobile