Mercado

Setor é alvo de estudos na produção de biocombustíveis de microalgas

img10372

A capacidade das microalgas de crescerem e produzirem biomassa rapidamente e em grandes volumes chamou a atenção de cientistas e pesquisadores, principalmente para uma nova possibilidade de produção de biocombustíveis. Nesse contexto, o segmento sucroenergético foi eleito como precursor dos estudos da Embrapa Agroenergia. “O setor sucroenergético foi escolhido como nosso foco inicial”, enfatiza Bruno Brasil, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

Ele explica que essa seria uma forma de reduzir custos de produção, uma vez que elas serão cultivadas na usina, um meio que praticamente não tem custos. “Nós temos uma biodiversidade enorme e um potencial muito grande de explorar espécies que ainda não são conhecidas, não são exploradas em outros países e acoplar isso a um sistema agroindustrial de produção de combustíveis. Vamos utilizar como base a vinhaça e o gás carbônico que são passivos produzidos por essa usina e aproveitar a grande competência da Embrapa num âmbito do melhoramento genético”, esclarece.

O pesquisador da Embrapa Agroenergia Bruno Brasil ressalta que as microalgas já são consideradas a terceira geração de biocombustíveis. “Elas têm a menor possibilidade de competir com a agricultura de alimentos e são mais sustentáveis do ponto de vista ambiental”, explica.
wp_postsDe acordo com Bruno, a viabilidade técnica de se produzir biocombustível a partir das microalgas já é conhecida há algumas décadas e as pesquisas se iniciaram nos Estados Unidos. “Nós tivemos programas de utilização de microalgas para biocombustíveis que foram conduzidos durante a década de 80/90 nos Estados Unidos e no Japão, que desenvolveram boa parte da tecnologia que nós temos disponível hoje.”

No Brasil algumas iniciativas começaram de forma descentralizada em 2005 por alguns institutos de pesquisa e universidades. Desde 2012, a Embrapa coordenada alguns projetos em rede. A preocupação, segundo o especialista, é realizar uma pesquisa aplicada que garanta um retorno socioeconômico para a sociedade, tendo em vista projetos que aproveitem as vantagens competitivas do Brasil e adequar as tecnologias à realidade brasileira.

Para Bruno, apesar de os experimentos estarem no início, a expectativa é que se tenha avanços tecnológicos mais rápido nessa área. “Temos cada vez mais grupos de pesquisa e grupos privados no mundo inteiro trabalhando e investindo nessa tecnologia, e que isso chegue a uma realidade comercial em um futuro próximo”, conclui.

wp_posts

Banner Revistas Mobile