Mercado

Setor do álcool deve receber US$ 10 bi até 2010

O secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Antonio Sérgio Martins Mello, disse hoje em São Paulo, durante Seminário sobre Biocombustível, promovido pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que o setor de álcool deve receber investimentos de US$ 10 bilhões até 2010, quando a produção chegará a 25 bilhões de litros/ano. Outra previsão é de que, até 2014, este número suba para 31 bilhões litros/ano. O secretário, que veio representando o ministro Luiz Fernando Furlan, falou também das motivações para a adoção do etanol como combustível veicular.

Os constantes aumentos de preços do petróleo e a necessidade de criação de novos empregos foram citados como os principais motivos na área sócio-econômica. Entre os motivos geopolíticos, há a insuficiência na produção de petróleo em diversos países. Outra questão levantada foi a redução da poluição urbana e do efeito estufa. O mercado já cobra das empresas o compromisso com a questão ambiental e o álcool é uma alternativa em larga escala, disse Mello.

Desde 2003, época em que os veículos flex foram lançados, os fatores de emissão de poluentes dos veículos, principalmente o monóxido de carbono, estão decrescendo como conseqüência dos aperfeiçoamentos na qualidade dos combustíveis e da tecnologia flex.

Banner Revistas Mobile