Mercado

Setor abre mercados para indústria de equipamentos

A Simisa (Sertãozinho – SP) ainda vai precisar do mês de março para concluir a entrega no Estado da Lusiânia, nos Estados Unidos, da maior moenda de cana já produzida nas Américas, com dimensão de 53″x100″. Com peso total de 200 toneladas, o equipamento começou a ser levado para o Porto de Santos (SP) na esta semana, vai precisar de seis carretas e tem capacidade para moer mil toneladas de cana por hora. A exportação é um dos exemplos da movimentação dos negócios externos que envolvem a indústria brasileira fabricante de equipamentos para o setor sucroalcooleiro.

Numa das maiores indústrias do setor, a Dedini, de Piracicaba (SP), o superintendente de exportações, Antonio Carlos Pereira, confirma negócios com mais de 50 países interessados em desenvolver e modernizar o parque sucroalcooleiro. “Esses negócios responderam por 10% do nosso faturamento em 2.003 (R$ 450 milhões), e têm aumentado de forma significativa anualmente”, afirma ele.

O otimismo do setor de bens de capital têm motivos de sobra. Em novembro último, durante a Conferência World Ethanol 2003, no London Marriott Grosvenor Square, em Londres, 44 países dos cinco continentes participaram anunciaram a intenção de produzir e utilizar o álcool combustível. Além disso, o próprio governo demonstra disposição e incentivar os negócios externos, tanto é que o Brasil poderá financiar unidades produtoras de açúcar e álcool em países vizinhos como a Bolívia, Colômbia e Venezuela. A confirmação é do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita recentemente durante inauguração de uma nova unidade de fundição da Dedini.

Aliás, é do governo que os empresários de Sertãozinho (SP) aguardam aval, através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) para a concretização de negócios acima de US$ 350 milhões com Cuba, onde um programa de investimentos prevê a modernização e ampliação do setor sucroalcooleiro. Segundo Eduardo Molina, consultor da Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo) em Ribeirão Preto, explica que as negociações estão adiantadas e com alguns contratos já sendo fechado.

Banner Revistas Mobile