Mercado

Serra estuda cobrar royalties sobre produção de álcool

O Estado de São Paulo pode começar a cobrar royalties sobre a produção de álcool. A idéia, ainda embrionária, teria sido comentada ontem pelo governador do Estado José Serra (PSDB) em reunião no Rio com os outros três governadores da região Sudeste, Sérgio Cabral (PMDB), Paulo Hartung (PMDB) e Aécio Neves (PSDB).

O assunto não chegou a ser tratado durante a entrevista coletiva concedida pelos governadores – que se restringiu ao tema segurança – e só veio à tona hoje por meio do blog do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), também presente à reunião de ontem.

Segundo o prefeito, o governador José Serra teria afirmado que vai propor a discussão sobre a criação de royalties sobre o álcool, já que a expansão do plantio de cana “está produzindo efeitos devastadores na economia paulista”.

Cesar Maia completa ainda em seu blog que o ponto de vista do governador se refere à substituição de outras culturas mais estruturantes pela de cana-de-açúcar, que ocupa hoje algo em torno de 15% do Estado e vem crescendo nos últimos anos, com a maior demanda pelo álcool.

Outro ponto de vista que teria sido citado por Serra, segundo o prefeito, é o social, que também estaria sendo prejudicado pela cultura da cana.

Banner Revistas Mobile