Mercado

Sequenciamento do genoma da cana pode se tornar realidade em 2013

img2461

O processo de sequenciamento completo do genoma da cana deverá ser concluído até, no máximo, o início de 2013. A conclusão é de Paulo Arruda, coordenador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade Estadual de Campinas, entidade que, em parceria com instituições brasileiras e americanas, desenvolveu uma ferramenta que auxilia o processo de sequenciamento genético da planta, chamado de biblioteca de Cromossomo Artificial de Bactéria (BAC). As informações são da Unica.

Para o especialista, mapear o genoma da cana é um grande desafio, pois ele é um dos mais complexos que existem na natureza. “Acredito que a BAC deverá facilitar a vida dos diversos pesquisadores envolvidos neste trabalho. Sendo otimista, acredito que até o fim de 2012 ele estará concluído,” avalia Arruda.

Segundo o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, a conclusão do sequenciamento do genoma da cana resultará no desenvolvimento de novas variedades mais produtivas e resistentes a pragas e intempéries climáticas.

Banner Revistas Mobile