Mercado

SENAI prepara profissionais do Piauí na área de gás natural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Piauí concluiu a seleção dos alunos que vão participar do Curso Técnico Industrial em Tecnologias Finais do Gás Natural em Natal, Rio Grande do Norte, a partir do dia 22 deste mês. Foram classificados três candidatos de 58 participantes aprovados nas provas de português, matemática e física. Os testes foram realizadas no Centro de Formação Profissional “Cândido Athayde”, unidade operacional do SENAI em Teresina.

O curso, que tem como objetivo principal preparar profissionais para desenvolver trabalhos na área do Gás Natural, é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Centro de Tecnologia do Gás (Ctgás) do SENAI de Rio Grande do Norte. De acordo com a técnica e supervisora do CTGÁS/RN, Iraní Ferreira, que veio ao Piauí para promover a entrevista com o pessoal, a região Nordeste será contemplada com 32 bolsas de estudos divididas entre os estados.

Segundo ela, este é o segundo curso na área e desta vez o Piauí estará participando, através do SENAI, que já começou a preparar técnicos especializados na área, com vistas à implantação de um Núcleo do setor em Teresina. “Os três alunos que foram classificados receberão uma bolsa escolar no valor de R$ 680,00”, disse Iraní Ferreira, acrescentando que o curso será ministrado em regime intensivo e vai durar um ano, finalizando com a apresentação de uma monografia por cada participante.

A demanda por profissionais preparados para trabalhar com gás natural é crescente no Piauí. A Petrobrás e o governo do estado assinaram no mês de fevereiro um termo de cooperação técnica onde serão ofertados 5 mil metros cúbicos de gás natural diariamente para o estado. De início, serão beneficiados apenas os taxistas que poderão optar pelo o uso do gás natural veicular, um combustível mais barato e menos poluente que a gasolina e o álcool.

O diretor Regional do SENAI/Piauí, Ewerton Negri Pinheiro, disse em entrevista, que a entidade será a responsável pela capacitação de mão-de-obra qualificada para a conversão de veículos. Segundo ele, o SENAI/Piauí pretende conseguir a autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar a inspeção dos veículos.

Banner Revistas Mobile