Mercado

Segurança energética

Secretário-executivo do Sindicato da Indústria da Extração do Carvão do Estado de SC (Siecesc)

Segurança energética é definida como “disponibilidade contínua de energia em diferentes formas, em quantidades suficientes e a preços aceitáveis pela sociedade” (UNDP, 2001). A energia é um item vital para a vida moderna e ainda temos cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo sem acesso comercial a ela. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), num mundo onde as previsões de população para 2030 alcançam 8 bilhões de pessoas, teremos um crescimento de cerca de 60% na demanda de energia, alcançando cerca de 16,5 bilhões de toneladas equivalentes de óleo por ano.

As energias fósseis deverão dominar o cenário de crescimento por várias décadas, sendo o gás natural o que mais crescerá. Analisando as reservas mundiais de óleo, gás e carvão mineral, observamos que: a) o gás natural tem suas reservas muito concentradas em poucos países; b) as reservas de óleo e gás começarão a depletar na metade deste século; c) as reservas de carvão, nos atuais níveis de consumo e produção, devem durar cerca de 160 anos e, d) em 2020 cerca de 40% das reservas de óleo estarão nas mãos da Opep.

Na América do Sul, já tivemos as crises da Bolívia – o gás natural fornecido ao Brasil está sendo usado como instrumento de pressão para atender aos interesses econômicos tanto do atual governo como da oposição boliviana. Entendemos que o carvão mineral nacional, que detém 2,7 vezes as reservas de petróleo, pode contribuir com a segurança energética nacional.

Banner Revistas Mobile