Mercado

Seca permite antecipação do corte da cana

Uma massa de ar frio e seco sobre o Estado de São Paulo manteve o tempo com pouca chuva, céu limpo e baixa temperatura durante a semana, com mínima abaixo de 13 graus em Assis, Piracicaba, Tietê e Tatuí. Na maioria das regiões, a umidade do solo está acima de 55% e as taxas de evapotranspiração têm sido baixas – entre 1,8 e 2,8 milímetros por dia, na média.

Apenas em Presidente Prudente a condição é crítica, com umidade do solo abaixo de 20%, e estiagem que já passa de um mês. Embora favoreça a maturação das culturas, a colheita e o transporte, a seca tem causado perdas nas lavouras em desenvolvimento e nas pastagens.

Nas demais regiões a temperatura e a umidade do solo favorecem o milho safrinha de Guaíra e Assis; o sorgo em Jaborandi e Colômbia e o amendoim em Pompéia e Iacri. Nas pastagens, o frio da semana prejudicou mais do que a baixa umidade do solo.

Em Piracicaba, Araçatuba, Presidente Prudente e Tietê, o tempo seco beneficiou a colheita da cana, permitindo a antecipação da operação em boa parte das usinas do Estado. O clima também favoreceu a colheita do milho em Miguelópolis, Guaíra e Casa Branca; da soja em Palmital, Cândido Mota e Ituverava; do algodão em Leme e Riolândia; do feijão da seca em Itaberá, Capão Bonito e Itararé; do caqui em Mogi das Cruzes, São Miguel Arcanjo e Piedade.

Em Bebedouro, Matão e Araraquara os laranjais continuam favorecidos pela boa distribuição da chuva, que manteve a umidade do solo elevada. A colheita das variedades mais precoces deve começar em maio.

Já em Mococa, Caconde e Espírito Santo do Pinhal, os produtores puderam avançar nos preparativos para o início da colheita, também prevista para maio.?

Fábio Marin é pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (trabalho desenvolvido com o Instituto Agronômico – IAC. Para mais informações sobre clima e temperatura, acesse os sites www.agritempo.gov.br e http://ciiagro.iac.sp.gov.br)

Banner Revistas Mobile