Usinas

Scania vende 350 caminhões para a AMAGGI sendo 100 os primeiros movidos com B100

Negócio inédito reforça compromisso das empresas por um ecossistema de transporte mais sustentável

Scania vende 350 caminhões para a AMAGGI sendo 100 os primeiros movidos com B100

A Scania e a AMAGGI anunciaram uma negociação pioneira no mercado. A empresa de grãos e fibras adquiriu os primeiros caminhões Scania abastecidos com biodiesel 100% (B100). Após um longo período de testes homologados, a companhia investiu na aquisição de 100 caminhões totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável e contará com a maior frota rodoviária do agro movida com B100.

A importante ação faz parte da estratégia de descarbonização da AMAGGI, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035. O lote total fechado entre as empresas é de 350 unidades e contou com outros 250 modelos 560 R 6×4 Super. O suporte diário para as operações do cliente está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste.

LEIA MAIS > Agronegócio fortalece o Mercosul

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil

Os 100 veículos movidos a B100, que são do modelo 500 R 6×4 Super, devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível. Os outros 250 caminhões 560 R 6×4 Super, movidos a diesel, irão atender ao plano de ampliação da frota rodoviária da AMAGGI. Ambos são Euro 6, com motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.

Atualmente, a frota própria da empresa conta com 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades. “A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.

LEIA MAIS > Brasil e Japão dialogam sobre produção de SAF a partir do etanol

Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI

“Trata-se de uma grande compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. A AMAGGI e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Além dos 100 caminhões 100% a biodiesel, o outro lote de 250 caminhões 560 R 6×4 Super reforçam a força da Scania no Agro, nas aplicações com composições de tração 6×4. Do total das vendas da Scania, em média, anualmente, 44% vão para o Agro.

“A parceria com a AMAGGI vai além dos negócios; é uma jornada rumo ao futuro do agronegócio sustentável”, diz Paulo Burjaili, diretor de Vendas da Rota Oeste, que intermediou a venda.

LEIA MAIS > Indústrias de cana, celulose, mineração e petróleo assinam na COP28 acordo para reduzir pegada de carbono

Fábrica de biodiesel

O B100 utilizado pela AMAGGI em sua frota é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. Com mais de 26 mil m2 de área construída, a fábrica de biodiesel da AMAGGI entrou em operação em 2023. A planta fica em Lucas do Rio Verde (MT), na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.

Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis – no caso da AMAGGI, o óleo de soja. Seu uso está associado à diminuição de emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina.

Banner Revistas Mobile