Mercado

São Paulo tem Câmara Setorial do Biocombustível

A Câmara Setorial Especial de Biocombustíveis foi instalada ontem, dia 30 de junho, na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O objetivo da nova câmara será o de uniformizar as propostas de projetos para álcool combustível e o de biodiesel.

O professor Miguel Dabdoub, do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas, do departamento de Química da USP de Ribeirão Preto, presidirá a câmara e coordenará os projetos.

O Brasil já é referência mundial na produção de álcool combustível, o que tem atraído o interesse de vários países para a implantação do programa de energia renovável brasileiro.

No caso do biodiesel, já usado na Europa e Estados Unidos, o professor Dabdoub patenteou um processo de produção de biodiesel com a utilização do álcool a partir da cana-de-açúcar, segundo informações da assessoria do governo do Estado. Em outros países, o metanol é utilizado no processo. Essa mistura não é recomendável, uma vez que o metanol é proveniente do petróleo e altamente tóxico.

Banner Revistas Mobile