Mercado

São Borja: Inauguração oficial na UTE de biomassa

A UTE São Borja Geradora de Energia Elétrica será inaugurada hoje com a presença de autoridades federais, estaduais e locais. A usina, que produz a partir da queima da casca de arroz, recebeu investimento de R$ 65 milhões, liderado pelo grupo alemão MPC Münchmeyer Petersen GmbH & Co., referência europeia em geração de energia renovável. A implantação da termoelétrica, às margens da BR 287, foi concluída no final de 2010, gerando 300 empregos diretos e 600 indiretos. Em outubro de 2011, tiveram início os ajustes operacionais e, no mês de janeiro, começaram os testes de performance, já em escala comercial. Para as operações, foram abertas 40 vagas.

A capacidade de produção é de 12,3 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. Serão necessários 96 mil toneladas por ano de casca de arroz para o empreendimento operar com o potencial máximo. A energia gerada é transportada por uma rede de 7 quilômetros até a subestação da CEEE, às margens da BR 472, na saída para Itaqui. A venda ocorre no mercado livre, sob controle da Aneel. Esta é a primeira termoelétrica no Estado a produzir energia não utilizada para consumo da geradora, mas toda destinada à comercialização.

Segundo José Francisco Rangel, presidente da Agência de Desenvolvimento de São Borja (ADSB), que atuou na articulação da implantação, os benefícios socioeconômicos para a cidade serão significativos. Ele calcula que o orçamento municipal terá um aumento entre 3% e 4%, com acréscimo de arrecadação, principalmente de ICMS. Do volume total produzido com a queima, 20% serão de cinzas, possibilitando, além do destino ambientalmente correto para a casca de arroz, o uso dos resíduos em indústrias de pneumáticos, cimento e de asfalto, por exemplo.

Estão previstos outros investimentos semelhantes no Estado. A UTE Itaqui Geradora de Energia Elétrica começa as obras em agosto e a UTE Pelotas, no início de 2013. Os dois empreendimentos terão capacidade de produção igual ao de São Borja e o mesmo investimento, o que representa mais de R$ 180 milhões nos três municípios. A inauguração nesta sexta-feira é coordenada pela MPC Bioenergia do Brasil S.A. e pela ADSB.

Banner Revistas Mobile