Usinas

Saiba como será a safra da Usina Santa Fé

Gavotti, Diretor Agrícola da Santa Fé: em ritmo de expansão
Gavotti, Diretor Agrícola da Santa Fé: em ritmo de expansão

A Usina Santa Fé, localizada em Nova Europa (SP), está em vias de começar a safra 2015/16 com plano de expandir a produção nos próximos anos. Isso depende basicamente do resultado de dois aportes: ganho de área canavieira em terras vizinhas até então ocupadas pela citricultura, e retorno do investimento em cana irrigada por gotejamento.

Clique aqui e leia sobre o investimento em cana irrigada pela Santa Fé

O avanço da oferta de canaviais deve vir de pequenos produtores citrícolas de Tabatinga, município próximo à Santa Fé no qual há migração para a cana-de-açúcar.

Enquanto trabalha pelo projeto de expansão, a Santa Fé se prepara para começar a safra na primeira quinzena de abril com mais cana. Segundo o Diretor Agrícola Francisco Sylvio Malzoni Gavotti, a previsão é a de moer 3,7 milhões de toneladas de cana, 200 mil toneladas acima da moagem 14/15.

Em menos de cinco anos, conforme Gavotti, a meta é obter mais 300 mil toneladas de cana a partir de novas áreas em terras citrícolas.

Outra aposta para o ganho de mais cana é o aporte em irrigação por gotejamento. Para essa safra, há 100 hectares irrigados. “Não é um experimento, mas uma área comercial”, diz ele, lembrando que o grupo já tem experiência com cana irrigada em 40 hectares de uma usina (Santa Luiza) da qual era sócio, e vendeu sua parte em 2014.

A produção de etanol terá destaque na safra 15/16 da Santa Fé. O biocombustível deverá corresponder a 55% do mix, enquanto o açúcar ficará com os 45% restantes. No ciclo 14/15, ocorreu o inverso.

A Santa Fé tem projeto pronto para cogerar eletricidade excedente e vender no mercado, mas ainda sem data para iniciar a operação. A área para implantar a linha de transmissão está até reservada mas, por ora, a unidade continua vendendo a sobra de bagaço de cana.

“Temos contrato firme de fornecimento do bagaço para parque citrícola localizado em nossa região”, diz Gavotti. Ele não revela valores, mas admite que o faturamento com essa comercialização compete de perto com a venda do megawatt-hora no mercado.

Banner Revistas Mobile