Mercado

Safra de cana 2009/10 em MG deve crescer 13% para 48 mi de t

A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais deverá apresentar um crescimento de 13% na atual safra (2009/10) na comparação com o ano-safra anterior, para 48 milhões de toneladas, segundo estimativas do Sindicato da Indústria do Álcool e da Fabricação do Açúcar do Estado (Sindaçúcar/Siamig). De acordo com as informações, o ano deverá ser mais favorável à fabricação do açúcar, que deverá ter um incremento de 20% na produção este ano, para 2,65 milhões de toneladas.

Por sua vez, o volume produzido de etanol deverá aumentar 9%, para 2,36 bilhões de litros. Este ano, o total de usinas produtoras chegará a 41, cinco a mais que o ano passado. Com estes resultados, o Estado mantém a terceira posição entre os maiores produtores brasileiros de cana e açúcar, mas já ultrapassou o Paraná na fabricação do álcool, ocupando atualmente o segundo lugar.

“A crise financeira atingiu o setor, mas não deverá afetar a produção, já que grande parte das usinas realizou o plantio antes”, avaliou o presidente do Sindicato, Luiz Custódio Cotta Martins. Ele ressaltou, no entanto, que a moagem poderia ser maior, não fossem as dificuldades enfrentadas pelas usinas para captar recursos destinados ao capital de giro.

O presidente do sindicato explicou que a safra terminou em dezembro e muitas empresas não fizeram o trabalho de recuperação e manutenção das usinas e, diante da perspectiva de antecipação do período chuvoso para outubro, várias delas deverão apresentar perdas na moagem.

Banner Revistas Mobile