Mercado

Sabarálcool é destaque no ranking de geração de empregos

A Sabarálcool Açúcar e Álcool, em Engenheiro Beltrão, PR, ajudou a posicionar o município entre os 100 maiores geradores de empregos formais do País, no ranking de março de 2008. A cidade aparece em 81º lugar entre as tradicionalmente conhecidas pela criação de postos de trabalho.

Entre dezembro do ano passado e maio de 2008, a Sabarálcool registrou 2.562 mil trabalhadores somente na matriz. Na filial, em Perobal, o número de empregados registrados chegou a 2.176 mil no mesmo período.

Os postos de trabalho foram abertos no setor administrativo, industrial, agrícola e automotivo da empresa em Engenheiro Beltrão. “Com o crescimento da moagem de cana das duas unidades houve a necessidade da contratação de pessoal, que sempre é incrementado com início da safra”, disse o diretor Administrativo/Financeiro, Fábio Vicari Rezende.

Desde 2003, o quadro de empregados da empresa cresce. Naquele ano eram 2.081 mil colaboradores. Já em 2008, a empresa passou a contar com 2.735 mil colaboradores, um aumento de 31,43%. A comunidade de Ivailândia pega carona nesta estatística.

“É a Sabarálcool que movimenta esse lugar, senão fosse a empresa não existiria Ivailândia”, conta a comerciante Mirian dos Santos, 34 anos. Ela diz que parte do dinheiro contabilizado pelo seu comércio é da venda de produtos a funcionários da Sabarálcool. “Eles ganham lá e gastam aqui”.

O motorista Norberto Thibes, 58 anos, que vive na comunidade desde os 2 anos de idade, recorda como era o distrito antes da instalação da empresa. “Era tudo matagal, poucos moradores e nenhuma empresa para gerar trabalho. Com o surgimento da empresa, Ivailândia cresceu. Para todos nós foi ótimo”, conta Thibes, que é filho de um dos fornecedores de cana para a usina.

O pedreiro Almir Neves, 39 anos, enumera os parentes que atuam na empresa. “Meu pai, dois primos e um sobrinho trabalham na usina”. Já o comerciante Henrique Mantovani, 28 anos, comemora o movimento de seu supermercado. A maioria dos funcionários gasta parte do salário aqui”, conta.

Banner Revistas Mobile