Mercado

Rumo Logística já escoa açúcar pelos trilhos

A Rumo Logística, controlada pela Cosan, já deu início ao escoamento de açúcar por ferrovia, com a infra-estrutura da ALL. O grupo começou as operações no dia 6 de janeiro com o transporte de açúcar do grupo São Martinho, de Pradópolis (SP).

O objetivo da Rumo é transportar cerca de 5 milhões neste ano e dobrar o volume até 2013. Com novos aportes, a companhia poderá atingir volumes de até 18 milhões de toneladas por ano.

Controlada 100% pela Cosan, a Rumo poderá ter novos sócios estratégicos em breve. A companhia negocia a entrada de investidores ligados à área de infraestrutura.

Para acelerar suas operações, o grupo encomendou 50 locomotivas e 729 vagões, que somam aportes de cerca de R$ 430 milhões. Parte da entrega está prevista para o segundo semestre de 2010 e o restante para 2011.

Atualmente, cerca de 15% da produção de açúcar do país é escoada por ferrovias e 85% por caminhões. Nos próximos três a quatro anos, a situção poderá se inverter.

Todo o projeto da Rumo está orçado em R$ 1,2 bilhão, que inclui além das aquisições de material rodante, centros de captação de açúcar e infraestrutura portuária.

Banner Revistas Mobile