Mercado

Rubens Ometto é referência de estratégia e administração

Aos 53 anos de idade, o empresário Rubens Ometto Silveira Mello, é para o setor sucroalcooleiro uma referência de administração e condução da expansão dos negócios. Formado engenheiro mecânico de produção pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), fez estágio e foi assessor de diretoria do Unibanco. Ainda aos 24 anos, foi escolhido diretor financeiro da S.A Indústrias Votorantim. Somente 10 anos mais tarde, em 1980, teve sua inserção na agroindústria canavieira, quando assumiu a vice-presidência da Pedro Ometto S/A Participações e Administração e, posteriormente, a diretoria geral das usinas Costa Pinto e Santa Bárbara.

Com ampla visão estratégica e “expert” em administração e comercialização, a partir de 1988 passou a constituir o Grupo Cosan, conglomerando agropecuárias e unidades produtoras de açúcar e álcool, localizadas no interior de São Paulo, quatro delas em conjunto com a francesa Union SDA. Também assumiu um terminal portuário, que nos últimos anos, em virtude dos investimentos efetuados pela Cosan, transformou-se num dos grupos mais modernos e eficientes do mundo. Ao mesmo tempo, faz do conglomerado sucroalcooleiro, individualmente, num dos maiores grupos produtores e exportadores de açúcar do mundo.

A postura do empresário associa investimentos em novas tecnologias e qualificação da mão-de-obra. O Grupo Cosan tem por princípio a valorização humana. Cada colaborador realiza freqüentes cursos para aperfeiçoamento ou especialização. No conjunto, as empresas do grupo promovem, em média, cerca de 9.400 horas de treinamento envolvendo 4.600 pessoas por ano. Para reforçar ainda mais este investimento na área de recursos humanos, as unidades oferecem um programa permanente de bolsa de estudos. Todo este processo é reforçado também pelo Programa de Qualidade Total, que está em pleno desenvolvimento.

Banner Revistas Mobile