Mercado

Ribeirão terá evento sobre biomassa

A Gazeta Mercantil e o Eco Business Show realizam nesta quarta-feira, em Ribeirão Preto, a conferência “Desenvolvimento da Biomassa e a Cogeração: A Utilização de Fontes Renováveis na Geração de Energia”. Com o apoio da Amcham e patrocínio da KPMG, a conferência contará com a participação palestrantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de especialistas na área de energia, inclusive na cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

A conferência, que será realizada amanhã, das 8h30 às 14h, no Hotel Araucária debaterá, entre outros temas, quais os entraves técnicos, financeiros e legais que impedem que o avanço da cogeração de energia a partir do bagaço.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, fará a abertura do evento, que terá, ainda, a participação de Carlos Eduardo de Siqueira Cavalcanti, chefe do departamento da área indust rial do BNDES; Alan Rieddell, sócio da KPMG no Brasil na área de Debt Advisory; do empresário Maurílio Biagi Filho, presidente da “holding” Maubisa; Carlos Gothe, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Tractebel Energia; e de Celso Zanatto Jr., diretor de energia da Crystalsev, empresa com sede em Ribeirão Preto responsável pela comercialização de açúcar, álcool e energia de mais de uma dezena de usinas da região.

Graças à mistura de 25% de álcool anidro na gasolina e ao sucesso dos carros bicombustível, que consomem álcool hidratado, a energia da cana-de-açúcar vem ganhando cada vez mais força na matriz energética brasileira. Em 2007, a cana já atingiu a segunda posição na matriz energética nacional, com 16% de participação, 1,3 ponto percentual à frente da hidráulica e atrás apenas de petróleo e derivados, com 36,7%.

Segundo empresários do setor, a participação da cana na matriz energética seria ainda maior se houvessem políticas para a energia do bagaço da cana.

Banner Revistas Mobile