Mercado

Reunião cria comitê do Projeto Fome Zero e propõe a formação de um Banco de Alimentos

Durante reunião que aconteceu no escritório político da Deputada Federal Iara Bernardi (PT/SP) na semana passada, foram discutidos os primeiros passos para a implantação do Projeto Fome Zero nas cidades de Sorocaba (SP) e região. Neste encontro surgiu a proposta de se criar um Banco de Alimentos em Sorocaba e foi marcada uma plenária para o próximo dia 7 de fevereiro, na Câmara Municipal de Sorocaba, às 14h, para dar o encaminhamento do projeto junto à sociedade. “Queremos que todas as pessoas interessadas em participar do Projeto Fome Zero, participem desta reunião na Câmara, dando suas sugestões e apresentando os projetos que já existem, somando os esforços no Projeto Fome Zero. Para esta plenária está prevista a participação de pessoas da sociedade civil, entidades filantrópicas, escolas e universidades, parlamentares e integrantes do poder público.

Segundo a deputada Iara, a criação de um Banco de Alimentos será a principal alternativa para se implantar o Projeto Fome Zero em Sorocaba. “Queremos a formação de um Banco de Alimentos nos moldes dos que já existem nas cidades de Santo André, Campinas e São Paulo”, disse Iara. O Banco de Alimentos funciona basicamente com o reaproveitamento dos alimentos que ainda estão em bom estado para o consumo, mas que acabam no lixo. “É não permitir o desperdício”, explica a deputada. “Este projeto propõe a formação de um apoio logístico de redistribuição dos alimentos que normalmente são jogados no lixo em restaurantes, cozinhas industriais, supermercados e entrepostos, enviando estas sobras em bom estado de consumo, com rapidez, qualidade e eficiência, para a mesa das famílias carentes”, explicou a deputada.

Participaram da reunião do projeto Fome Zero no escritório da Deputada Iara, o gerente do Ceagesp de Sorocaba, Sebastião Carlos Odoni, a gerente dos Programas Sociais do Serviço de Obras Sociais (SOS), Floripes Gomes Cardosos Curto, os vereadores de Sorocaba, Gabriel Bittencourt e Tânia Baccelli, vereadores da região, representantes de sindicatos, estudantes, lideranças de bairros e lideranças de movimentos feministas.

Evitar o desperdício é fundamental – Nos primeiros oito meses de funcionamento do Programa Banco Municipal de Alimentos, lançado em novembro de 2002, pela Prefeitura Municipal de Santo André, foram arrecadados e distribuídos gratuitamente 531.127 quilos de alimentos. O que antes virava lixo, hoje alimenta milhares de pessoas em creches, asilos, albergues, casas de recuperação e em residências de famílias de baixa renda. A qualidade dos produtos doados fica sob a responsabilidade do Programa. A equipe técnica do Banco é composta por nutricionistas e técnicos em nutrição que acompanham diariamente o recebimento, seleção e distribuição dos produtos.

O Brasil perde R$ 12 milhões por ano com o desperdício de alimentos. O desperdício ocorre na hora da colheita, no transporte, na comercialização e no uso dos alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Todos esse desperdício daria para alimentar mais de 30 milhões de pessoas durante um ano. Um dos grandes méritos do Banco de Alimentos é o seu baixo custo, destinado apenas para a redistribuição dos alimentos que já existem.

Banner Revistas Mobile