Mercado

Renovação compensa perdas em produtividade

Cerca de 20% do perfil da colheita da próxima safra do Centro-Sul será de cana de primeiro corte e isso tem efeito positivo que compensa o grande volume de área de quinto e sexto cortes. Os dados são de Luiz Paes, gerente geral de produtos, mercado e oportunidades do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, que afirma que isso provocou um desequilíbrio na produção.

Ele explica que em torno de 18% do canavial é renovado anualmente e nos últimos dois anos o Centro-Sul do Brasil apresentou redução sistemática, com reforma de apenas 8% da área. “Usualmente o canavial até o quarto corte representava em torno de 60% da área cultivada na região e 40% da área de cortes superiores, mas na safra 2011, esse número se inverteu. Infelizmente será uma herança que permanece na safra 2012 e 2013. A falta de renovação gerou perda de 1,5% em produtividade em 2011”, lembra.

Mas ele fez questão de lembrar que o advento da mecanização também tem provocado perdas de produtividade e traz novas pragas ao campo. Outro fator é o crescimento dos canaviais em regiões de fronteiras com solos menos férteis. “Parte da queda da produtividade será compensada pelo crescimento em renovação, pelo crescimento em área e pela menor probabilidade de florescimento da cana em 2012”, conclui.

Leia matéria completa na edição 220 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile