Mercado

RB destinada à colheita mecanizada ganha destaque na safra 2010/2011

Mais uma variedade de cana lançada no início do ano passado pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor sucroalcooleiro (Ridesa) ganhou destaque na safra 2010/2011 em Alagoas. Técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ligados ao Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA), avaliaram como bastante rentável a variedade RB 931003, destinada especialmente à colheita mecanizada.

A Usina Triunfo, localizada no município de Boca da Mata, já iniciou a primeira colheita da nova variedade e segundo o agrônomo Antônio Viveiros, técnico do PMGCA, o porte ereto é a maior qualidade da RB 931003, porque facilita o corte pela máquina colheitadeira. “O rendimento da 931003 em comparação a outras duas variedades, que não são RBs destinadas a colheita mecanizada foi excelente”, avaliou.

Antônio Viveiros explicou que o diferencial de investir em variedades especialmente destinadas à colheita mecanizada está na produção. A cana que não apresentar um crescimento ereto dificilmente será captada pela máquina e levará mais matéria estranha para o processo de industrialização o que ocasionará prejuízos. A RB 931003 é uma cana de meio e final de safra.

Uma característica também destacada pelo agrônomo foi a alta produtividade agrícola na cana planta, soca e ressoca e ainda a tolerância à seca. “A colheita mecanizada apresenta algumas perdas, mas com variedades especificas para esse tipo de colheita as perdas são menores o que compensa o investimento”, declarou.

A Usina Triunfo possui há pouco mais de quatro anos uma unidade experimental do PMGCA que trabalha principalmente as características climáticas e de solo da região.

As informações são de assessoria de imprensa.

Banner Revistas Mobile