Usinas

Raízen atinge a marca de 200 mulheres na automotiva agrícola

Companhia conta com Programa de Jovem Aprendiz e Senai para atrair público feminino para área da mecânica

Raízen atinge a marca de 200 mulheres na automotiva agrícola

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Raízen atinge a marca de 200 mulheres atuando na manutenção automotiva da frota de equipamentos agrícolas da maior produtora brasileira de etanol.

Para estimular a participação feminina nessa atividade, a companhia vem desenvolvendo um conjunto de ações em parceria com SENAI, que vão desde palestras de sensibilização à  abertura de vagas exclusivas para mulheres em cursos de formação de mão-de-obra.

Esse movimento é um desdobramento do compromisso público da Raízen de alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

LEIA MAIS >  Setores sucroenergético e cerâmico firmam acordo para substituir gás natural por biometano

Para que isso se torne realidade, a companhia vem realizando ações afirmativas desde a base do negócio. Nas operações da Raízen, entre os anos-safra 2020/21 e 2021/22 a presença feminina cresceu 41,7%, saltando de 175 para 248.

Dentre as 200 mulheres que trabalham atualmente na manutenção automotiva agrícola, mantendo em boas condições de uso equipamentos como plantadoras de cana-de-açúcar, colhedoras, tratores e implementos agrícolas, 12% já ocupam cargos de gestão.

Para sustentar essa transformação a Raízen tem realizado palestras de sensibilização, para estimular vocações e reforçar o entendimento de que não devem existir barreiras para a atuação da mulher no mercado de trabalho.

Na Fundação Raízen, alunas que concluem o nono ano do ensino fundamental também recebem informações sobre os cursos de formação em mecânica, que funcionam como um atalho para o primeiro emprego.

LEIA MAIS > Produção de açúcar e etanol anidro cresce no Norte e Nordeste

O Programa Jovem Aprendiz da Raízen, que em parceria com o SENAI tem oferecido cursos de mecânica de máquinas agrícolas de veículos pesados, elétrica de manutenção, manutenção mecânica e eletroeletrônica, tem buscado atrair cada vez mais candidatas.

O mesmo vem acontecendo com os cursos de qualificação profissional, que já contam com turmas onde a participação feminina é de 50%.

“Temos inúmeras ferramentas que auxiliam no processo de manutenção. Isso existe para que qualquer pessoa consiga executar suas atividades. O peso e a robustez de um maquinário nunca será entrave para a execução de um trabalho, seja ele feito por homem ou por mulher”, avalia Christine Santana, coordenadora de Manutenção Automotiva da Raízen. “A gente vem povoando o negócio com o público feminino: uma mulher, uma mãe tem seu espaço na Raízen. E isso nos emociona muito, porque esse movimento tem sido feito com muito respeito e cuidado”, acrescenta. A evolução desse cuidado transformou o ambiente físico das oficinas, que foram equipadas com salas para de amamentação e outras comodidades para o conforto das mulheres.

LEIA MAIS > Brasil perde quase R$ 120 bilhões para subsidiar combustíveis fósseis

Nova oficina-escola

No dia 20 de março, será inaugurada a maior oficina-escola da Raízen, mantida em parceria com o SENAI. Localizada na Oficina Automotiva do Polo Jaú – SP, essa iniciativa oferecerá oportunidades de formação em manutenção automotiva e manutenção industrial, para jovens de Barra Bonita e Igaraçu, municípios do interior paulista. À frente do projeto está uma mulher, a gerente de manutenção automotiva da Raízen, Ariene Jamile Queiroz.

“Meu papel será apoiar, orientar e estar próxima desses jovens estudantes para garantir a retenção e, principalmente, a segurança deles. Estou muito feliz com esse novo projeto”, diz. A oficina escola já está com todas as 63 vagas preenchidas para a primeira turma.

“Se a mulher tiver aptidão, se brilhar o olho para essa carreira, meu conselho é que ela experimente. Existe um mundo de possibilidades. As coisas estão mudando, e a mulher tem um papel fundamental nisso”, aconselha.

Banner Revistas Mobile