Mercado

QUERO DISTÂNCIA!

A autorização aos requerimentos já foi concedida pela Cetesb
A autorização aos requerimentos já foi concedida pela Cetesb

Segundo dados do Anuário da Cana 2015, o Brasil possui hoje 423 usinas em atividade espalhadas pelo país. Ainda segundo o Anuário, são 10 milhões de hectares voltados tanto à área agrícola quanto industrial em todo o território nacional. A maioria e mais conhecidas unidades se concentram nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, entre outros do Sudeste e Centro Oeste e no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, principalmente.

Todas possuem uma característica, a de funcionarem um pouco distante uma da outra, forçadas, obviamente, pela necessidade de terem cana à disposição e para fugir dos chamados leilões de cana que fornecedores acabam por fazer quando há duas ou mais processadoras próximas de seu canavial. Mas existem algumas usinas que foram além. Muito além, aliás. Estas usinas, verdadeiras heroínas da resistência, foram instaladas em lugares muito distantes dos polos principais de produção do país, nos confins do Rio Grande do Sul ou nas lonjuras do Maranhão.

Estas insistem em nadar contra a correnteza e, anualmente, e com perseverança, partem para a safra para vencer muito mais do que as dificuldades que todas as outras unidades brasileiras passam em outros lugares, especialmente em momentos de crise como o atual. Esquecem suas limitações e enfrentam as adversidades com galhardia.

Confirma matéria completa clicando aqui.

Banner Revistas Mobile