Mercado

Quênia quer produzir cana e etanol

Interessado no potencial do etanol, o governo do Quênia quer investir na produção do biocombustível para diminuir sua dependência do petróleo importado. A informação é do presidente do Comitê de Energia, Informação e Comunicação do Parlamento do país africano, James G. K. Rege, que ivistou a sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) no final de novembro.

Segundo ele, o país deve implantar políticas que regulamentem a produção de cana-de-açúcar em seu território, já que hoje essa prática não é eficiente. A produção do biocombustível no Quênia é baixa, mas poderá ser suficiente para a mistura à gasolina. “Teremos etanol disponível nos postos de combustível muito em breve”, promete.

Depois da formação de um comitê no Parlamento, que fiscaliza as funções do governo no setor energético, o grupo queniano de sete parlamentares decidiu conhecer a experiência brasileira. A idéia é não depender mais dos combustíveis fósseis importados e ter uma produção própria. “Pressionamos o governo para que se faça a regulamentação do setor assim que voltarmos ao Quênia”, conclui.

O aumento na produção de cana e também de sua eficiência deverá contribuir para baratear o custo do açúcar no país. Os parlamentares explicaram que atualmente a produção do biocombustível no Quênia é baixa, mas poderá ser suficiente para a mistura à gasolina. “Teremos etanol disponível nos postos de combustível em breve”, diz.

Banner Revistas Mobile