Mercado

Protocolo Agroambiental contabiliza adesão de 171 usinas

De junho de 2007 a janeiro deste ano, 171 usinas já assinaram o Protocolo Agroambiental, documento que estabelece uma série de compromissos e diretivas técnicas relacionadas às indústrias sucroenergéticas do Estado de São Paulo. Só nos últimos dois meses, o aumento da adesão foi de 7,55% com a inclusão de 12 usinas.

O Protocolo, de adesão voluntária, prevê, entre outras iniciativas, procedimentos para a antecipação legal do fim das queimadas até 2014 para área mecanizáveis e 2017 para áreas mais inclinadas, hoje consideradas não mecanizáveis.

De acordo com estudos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), até dezembro de 2017, somente em relação à queima da palha da cana, serão 8,5 milhões toneladas de CO2 que deixarão de ser emitidas com o fim do uso do fogo.

Estima-se que a redução da queima da palha da cana e a cogeração nas usinas do Estado, juntamente com a manutenção e recuperação de matas ciliares, evitarão que 62,5 milhões de toneladas de dióxido carbônico (CO2) sejam emitidas até 2017.

De acordo com o assessor de responsabilidade ambiental corporativa da Unica, Daniel Lobo, o Protocolo vem gerando resultados positivos, entre eles o fomento à pesquisa para o aproveitamento energético da palha da cana e a busca por uma transição do sistema de colheita de cana queimada para a colheita de cana crua, em especial no caso dos pequenos e médios plantadores de cana com áreas de até 150 hectares.

Banner Revistas Mobile