Mercado

Projetos em cogeração esperam por desenrolar do Proinfa

O racionamento de energia e a criação do Proinfa (Programa de Incentivo a Fontes Alternativas) abriram o mercado de cogeração no país. Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostram que, hoje, existem em operação 34 usinas em cogeração, que totalizam 619.531 kW. Em construção, encontram-se sete usinas, que somam 75.079 kW. Em outorgas na agência, são mais de 390 mil kW.

No entanto, a implementação do Proinfa continua sendo a principal esperança do segmento para a expansão do mercado. Para 2003, a Koblitz está esperando um crescimento nos negócios com cogeração de 20% a 30% em comparação com 2002. A empresa acredita que esse aumento se dará principalmente no segundo semestre do ano, quando o governo deve divulgar os valores econômicos para cada fonte alternativa.

O diretor-presidente da empresa, Luiz Otávio Koblitz, vê com tranqüilidade a postergação do prazo da definição dos VEs. Segundo ele, como o programa foi regulamento no final do ano passado, é natural que o governo precise de mais tempo para conhecer melhor o Proinfa e fazer os ajustes necessários no programa.

Banner Revistas Mobile