Mercado

Projeto prevê o aproveitamento energético do biogás

Contribuir com a diminuição do aquecimento global, resultante do aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, provocado pela ação do homem, utilizando energia renovável.

Este é um dos objetivos do projeto: “NovaGerar de Conversão de Gases Aterro em Energia Dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”, de Pablo Fernandez de Mello e Souza, um dos vencedores do Programa Bayer Young Environmental Envoy (BYEE) edição 2004.

O projeto, pioneiro no Brasil, refere-se ao tratamento e aproveitamento energético do biogás produzido pela decomposição da matéria orgânica do resíduo, que transforma lixo em energia limpa. Nasceu da idéia de se implantar um modelo de aterro sanitário no país, que utilizasse conceitos modernos e tecnológicos para o acondicionamento de resíduos sólidos urbanos e foi elaborado dentro dos moldes do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Como o projeto do estudante Pablo, mais três projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável foram vencedores da primeira versão do BYEE, que é dirigido para estudantes com idades entre 18 e 25 anos.O programa tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), e o objetivo de identificar e premiar novos talentos que promovam a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável em nível local.

Na versão deste ano, como aconteceu no ano passado os quatro vencedores receberão como prêmio uma viagem para a Alemanha, país considerado referência em projetos de desenvolvimento sustentável no mundo, com direito a todas as despesas pagas (conforme regulamento). A viagem ocorrerá entre os dias 13 e 18 de novembro. Os vencedores vão visitar instituições com reconhecida atuação na área ambiental, além de participarem do evento de premiação, participar de workshops e realizar passeios turísticos pela cidade.

As inscrições para a segunda edição dos programas Bayer Young Environmental Envoy (BYEE), abertas desde último dia 5 de junho, poderão ser feitas até o dia 19 de agosto pela internet através do site: www.byee.com.br (estudantes).

Banner Revistas Mobile