Mercado

Projeto de PCH no Sul terá recursos do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, sexta-feira, financiamento de R$ 34,32 milhões à C.J. Energética para a implantação da usina de São Bernardo, no Rio Grande do Sul, classificada como pequena central hidrelétrica (PCH).

O projeto, que inclui o sistema de transmissão de energia, terá investimento total de R$ 52,76 milhões e foi aprovado no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

A PCH São Bernardo, será construída no rio Bernardo José, divisas dos municípios gaúchos de Barracão e Esmeralda, e terá capacidade instalada de 15 MW, com energia assegurada de 71.306 MWh por ano.

O projeto prevê a construção de três unidades geradoras, com entrada em operação em 2006. A linha de transmissão terá de 46,05 km de extensão, interligando a subestação da PCH São Bernardo ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A usina é um “aproveitamento a fio d’água” ( não dispõe de reservatório), que explora uma queda líquida de 48,5 metros, com área inundada de apenas 18,2 hectares.

A C.J. Energética, responsável pela usina, é controlada por Cristiano Johannpeter, filho de Klaus Gerdau Johannpeter, conselheiro do Grupo Gerdau.

Banner Revistas Mobile