Usinas

Projeto de lei regulamenta a produção de hidrogênio verde no Brasil

PL será apresentado na Câmara Federal na terça-feira (10)

Projeto de lei regulamenta a produção de hidrogênio verde no Brasil

O presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara Federal, deputado Arnaldo Jardim, informou que, na próxima terça-feira (10), vai apresentar a minuta do projeto de lei que estabelece as diretrizes e recomendações para a produção de hidrogênio verde no país.

O Projeto de Lei 2308 de 23 inclui o hidrogênio verde e o hidrogênio combustível na Política Energética Nacional. Com a medida, eles se tornam elementos da matriz energética brasileira, o que possibilita o desenvolvimento de um mercado e de uma regulação própria.

LEIA MAIS > Cias aéreas apostam no SAF de etanol para redução de emissões

Solução nacional

Uma das soluções brasileiras na jornada de energia sustentável é um reator capaz de gerar tanto energia elétrica quanto gás hidrogênio verde – considerado o principal combustível para setores de alta intensidade energética, cuja descarbonização será atingida por soluções alternativas – de forma independente, sem depender das condições climáticas. A inovação foi desenvolvida pela GDN Innovation e Alta Tecnologia, que tem como missão criar alternativas tecnológicas para a geração de energia com fontes limpas e renováveis.

Para criar o GLE-1000, equipamento de geração de 1 megawatt, a GDN selou uma parceria com a HINE, empresa europeia de fabricação de equipamentos para energia eólica. Entre os principais benefícios do equipamento estão o baixo investimento, redução do impacto ambiental, garantia de 20 anos, tamanho compacto, além da capacidade de geração de energia limpa, tempo de construção, portabilidade, possibilidade de geração de energia ou gás.

LEIA MAIS > Brasil lidera pesquisas sobre cana-de-açúcar

Segundo Gabriel D’Amato Neto, CEO da GDN, o equipamento não depende de fatores como sol, vento, biomassa ou grande quantidade de água para funcionar, como ocorre com as matrizes de produção de energia existentes hoje como, fotovoltaica, eólica, termoelétricas e as provenientes das hidrelétricas, respectivamente. “Isso faz parte da nossa estratégia de produzir soluções sustentáveis que possam melhorar a vida das pessoas, empresas e meio ambiente”.

Banner Revistas Mobile