Mercado

Projeto de irrigação pode expandir cultura de cana no Nordeste

Um projeto de irrigação para cana-de-açúcar pode expandir o plantio da matéria-prima no Nordeste do país.

O governo do Estado da Bahia oferceu infra-estrutura para as usinas e produtores de cana que investirem na irrigação para cana. O projeto prevê a utilização das margens do rio Grande e do São Francisco, em um projeto que poderá incentivar o plantio da cana na Bahia.

O deputado federal baiano pelo PL,João Leão, informou que um protocolo de intenções foi assinado entre o governo e 14 empresas do setor sucroalcooeleiro. Segundo ele, os altos custos de produção com a irrigação seriam compensados pela maior produtividade – o dobro da média obtida no Centro-Sul do país, de 80 toneladas de cana por hectare.

Ao governo, caberia as despesas com infra-estrutura logística, com estradas e energia elétrica.

Hoje o Nordeste responde por 15% da produção nacional, com uma produção estimada entre 52 milhões e 53 milhões de toneladas para a safra 2005/06. A topografia acidentada e clima mais seco impedem o avanço do plantio no Nordeste.

A Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia) também deverá plantar suas primeiras soqueiras de cana no final deste ano. A idéia é estimular o plantio no Oeste da Bahia. O caráter ainda é experimental, mas os produtores acreditam que a região poderá ser uma nova fronteira para cana do país.

Banner Revistas Mobile