Gestão Administrativa

Programa Verdear conscientiza sobre a preservação do patrimônio localizado em área de cultivo de cana

Programa tem como foco a floresta da Fazenda Engenho Central, em Pontal - SP

Programa Verdear conscientiza sobre a preservação do patrimônio localizado em área de cultivo de cana

O Programa Verdear, que tem como maior destaque a implantação de atividades educativas de preservação e conscientização sobre o patrimônio cultural e ambiental junto aos adolescentes por meio de visitas ao Museu da Cana, localizado em Pontal – SP, realizou, durante o primeiro semestre de 2022 trabalhos com alunos dos 7º, 8º e 9º anos da escola municipal João Nogueira, de Cravinhos – SP.

Um ponto que chama atenção é a sintonia do programa com a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU, uma iniciativa global que tem como objetivo proteger e restaurar ecossistemas em todo o mundo, como forma de garantir o bem-estar das pessoas, combater as mudanças climáticas e coibir a perda da biodiversidade.

LEIA MAIS > Ganhos consistentes obtidos por usinas através de sistema de RTO na Cogeração são destacados em painel sobre mercado de energia elétrica

“A restauração ecológica é uma das bases do Programa Verdear, que além desses propósitos globais, une a educação como uma importante ferramenta de conscientização e aproximação com a natureza”, explica Aloysio Teixeira, doutor em Ciências Biológicas e coordenador técnico do Programa Verdear que realizou o Diagnóstico Ambiental da Fazenda Engenho Central.

Ele ressalta que um dos focos da iniciativa é a restauração ecológica de uma floresta presente na área da Fazenda Engenho Central, que abriga o Museu da Cana. Essa área, embora protegida por lei como Årea de Preservação Permanente (APP), sofreu inúmeras interferências no passado, como corte da vegetação, criação de drenos e barramentos da água natural, e plantio de eucaliptos.

LEIA MAIS > Diana Bioenergia realiza workshop de agricultura e apicultura em Avanhandava-SP

Como se trata de uma área não apta para a agropecuária devido ao encharcamento do solo, a área foi abandonada e a vegetação começou a se regenerar. “Por isso a necessidade de intervenção, que tem como propósito auxiliar no processo de restauração da floresta próxima a uma área de cultivo de cana-de-açúcar, com capacidade de manter suas espécies vegetais e animais ao longo dos anos, assim como todas as complexas relações ecológicas entre esses organismos, e deles com o ambiente”, diz Teixeira.

Programa Verdear em números

Desde o início de suas atividades, em 2020, aproximadamente 500 alunos vindos da cidade de Cravinhos, junto com seus professores, participaram do Programa Verdear durante oito horas de atividades, oportunidade em que tomaram contato com diversos conteúdos relacionados ao meio ambiente da região, tendo a arte como meio para o processo pedagógico. As ações contaram ainda com a participação de dez profissionais, entre arte-educadores e produtores.

LEIA MAIS > Shell, Raízen, Hytron, USP e SENAI formam parceria para conversão de etanol em hidrogênio renovável

De acordo com a diretora do Museu da Cana, Leila Heck, a excelência técnica somada à sabedoria dos moradores locais são a grande potência do Programa Verdear. “Aliar o saber popular com o conhecimento técnico é de uma riqueza singular. Estamos muito animados com os resultados dos trabalhos e temos certeza que ele já se tornou referência em Educação Ambiental”, explica.