Mercado

Programa Chapéu de Palha beneficia canavieiros de PE

Cortadores de cana-de-açúcar da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife, PE, serão beneficiados pelo Programa Chapéu de Palha, do Governo Estadual, que prevê a alfabetização dos trabalhadores no período da entressafra nordestina.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com outros órgãos governamentais, conta com 400 professores que vão orientar turmas de até 30 alunos. Serão quatro horas de aulas por dia, o equivalente a 150 horas por mês. A meta é alfabetizar mais de 10 mil trabalhadores, com idade a partir dos 15 anos, distribuídos em 52 municípios pernambucanos.

Os trabalhadores cadastrados no programa têm direito a uma bolsa complementar de até R$ 190 por mês, um litro de leite por dia através do programa Leite de Pernambuco, regularização de documentos, além da participação em ações de prevenção contra esquistossomose, hipertensão, hanseníase, câncer de mama e colo de útero.

Chapéu de palha

Criado em 1988, o programa Chapéu de Palha foi resgatado em 2007 com o objetivo de assistir os trabalhadores da palha da cana desempregados durante a entressafra, na zona canavieira de Pernambuco. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, 52 municípios fazem parte da área de abrangência do programa, que beneficia 20 mil famílias.

Banner Revistas Mobile