Mercado

Produzir biocombustíveis e alimentos é possível, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em seu programa Café com o Presidente, que os países pobres têm condições tanto de produzir biocombustíveis como alimentos. A afirmação é uma resposta às críticas do presidente cubano, Fidel Castro, e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que disseram que a produção de bioenergia poderia aumentar a fome do mundo.

“Eu não sei qual é a base técnica ou científica das críticas ainda. Eu espero que tenhamos oportunidade de discutir um pouco esse assunto”, afirmou Lula, acrescentando que o Brasil, a África e os países da América do Sul poderão “tranquilamente” produzir tanto bioldiesel e etanol, como alimentos.

O presidente, no entanto, destacou que é preciso ter uma política de Estado para orientar a produção. “E isso nós estamos tratando com o maior carinho, pelo menos, no caso do Brasil, nós não temos essa preocupação”.

Lula também destacou que a integração energética da América do Sul é esssencial para a integração efetiva do continente. O presidente participa nesta segunda-feira e na terça-feira da 1a Cúpula Energética da Comunidade Sul-Americana de Nações que acontecerá na Venezuela.

“Nós queremos fazer uma integração para que nenhum país da América do Sul sofra qualquer crise por falta de abastecimento de energia, seja elétrica ou seja combustível. Esse é o primeiro tema importante que vai envolver todos os presidentes e os ministros”, afirmou.

Banner Revistas Mobile