Usinas

Produtividade da cana no Centro-Sul cresce 26% em maio, aponta CTC

Qualidade da matéria-prima se mantém próxima à da safra passada na maioria das regiões, segundo boletim “De Olho na Safra”

Produtividade da cana no Centro-Sul cresce 26% em maio, aponta CTC

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de maio no Centro-Sul cresceu em média 26% em relação ao mesmo mês da safra passada, saindo de 75,5 TCH (toneladas de cana por hectare) para 95.3 TCH, segundo o Boletim de Olho na Safra divulgado nesta segunda-feira (26),  pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A safra 2023/24 vem sendo marcada pela retomada de produtividade em todas as regiões do Centro-Sul, pela colheita de canaviais mais jovens – menor estágio médio de corte – e chuvas acima da média na maioria das regiões.

No acumulado da safra 2023/24, a produtividade média da região cresceu 23,8%, passando de 74,2 TCH (2022/23) para 91,9 TCH (2023/24).

LEIA MAIS > Agenda climática pode atrair US$ 100 bilhões em investimentos para o setor agrícola no Brasil, aponta BCG

O destaque é para região de Araçatuba – SP, que apresentou ganho de produtividade de 43% no mês de maio e de 39% no acumulado da safra, em consequência da boa distribuição de chuvas aliada à colheita de canaviais mais jovens.

A qualidade da matéria-prima (ATR) se manteve igual à observada em 2022 em praticamente todas as regiões do Centro-Sul. Na média, os canaviais da região estão apresentando cerca de 1,5kg de ATR/ton a mais do que na safra passada, o que representa uma variação de aproximadamente 1,3% no acumulado do período.

Banner Revistas Mobile