Mercado

Produção de etanol de sorgo pode chegar a 300 mi de litros em 2013

img2567

Com o objetivo de incentivar o cultivo de até 100 mil hectares de sorgo sacarino a partir da safra 2012/2013 com a aplicação de R$ 270 milhões, o governo lançou em junho oPlano Agrícola e Pecuário 2012/2013. Nele, o governo federal prevê ofinanciamento do plantio em áreas de renovação de canaviais, normalmente ocupadas com soja e amendoim, e que aponta o sorgo sacarino como opção de produção.A previsão é de uma oferta adicional de 300 milhões de litros de biocombustível de sorgo para a próxima safra.

O secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, explica que é estratégico para o País que outras fontes potenciais de geração de agroenergia sejam fortalecidas e estimuladas. “Isto contribuirá para a diminuição da volatilidade de oferta e de preços, no período após colheita da cana-de-açúcar”.

O sorgo sacarino é uma variedade que possui taxas maiores de açúcar nos colmos e passou a ser testado como matéria-prima para a produção de etanol, em 2008, conforme os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo.

Em 2011, a CerradinhoBio plantou 1650 ha, ou seja, a usina sucroenergética que mais plantou sorgo sacarino no mundo. A informação é de José Alcides Hernandes Ferreira, gerente agrícola da CerradinhoBio, de Chapadão do Céu (GO), que processou sorgo pelo segundo ano consecutivo. “Em 2011, esmagamos 34,9 mil toneladas de sorgo e 1,22 milhão de litros. Foi positivo investir no sorgo porque apesar da área agrícola não ter atingido as produtividades desejadas, a indústria foi muito bem ao passar o sorgo na moenda no lugar da cana. Este ano o desafio ficou para a área agrícola. Plantamos em 2012, apenas 250 ha e tentamos adequar melhor o manejo do sorgo para produzirmos mais, processamos 10,8 mil toneladas e 437 mil litros de etanol”, lembra.

Banner Revistas Mobile