Usinas

Produção de etanol de milho deve chegar 4.2 bilhões de litros

Estado de Mato Grosso deve receber novas plantas e aumentar ainda mais a produção

(Foto: Arquivo)
(Foto: Arquivo)

O etanol de milho vem aumentando sua participação no cenário nacional. Segundo Silvio Rangel, presidente do Sindalcool-MT, a próxima safra de milho no Estado de Mato Grosso deve chegar a 40 milhões de sacas.

“O Estado que estava entre o sexto e sétimo lugar em termos de produção nacional, hoje ocupa a terceira posição e pode crescer ainda mais”, afirma o sindicalista, em entrevista exclusiva durante a cerimônia de entrega do prêmio do MasterCana Brasil realizada na semana passada, na capital paulista. Na ocasião, Rangel foi um dos premiados como um dos mais influentes do setor bioenergético.

“Temos algumas unidades para serem construídas, investimentos estão vindo, temos uma planta aqui que começou recentemente suas obras, a FS de Primavera do Leste, então estamos em pleno crescimento e creio que devemos avançar bem. São pelo menos oito novos projetos em estudos”, informa Rangel.

LEIA MAIS > DATAGRO estima que a safra 22/23 será de recuperação para região Centro-Sul

Com relação ao etanol de cana ele estima que que safra atual deve apresentar o mesmo volume de 2020. “Mas tivemos um incremento muito importante, que é o etanol de milho. Esse ano devemos chegar a 4.2 bilhões de litros. O Estado vem crescendo bastante nesse segmento, produzindo também a ração animal que é o DDG, e propiciando um crescimento importante para o setor dentro do estado.

FS em Primavera do Leste

A nova planta será construída em duas etapas, tem investimento previsto de R$ 2,3 bilhões e irá gerar cerca de 8 mil empregos indiretos durante as fases de obras e 500 empregos diretos e indiretos durante o seu funcionamento.

Os trabalhos de terraplanagem da unidade já foram iniciados e a capacidade total de produção da planta, que tem inauguração prevista para 2023, será de 585 milhões de litros de etanol de milho por ano.

LEIA MAIS > Prêmio MasterCana Brasil 2021 acentua protagonismo do setor bioenergético

Hoje, com duas plantas, uma em Lucas do Rio Verde outra em Sorriso, no Mato Grosso, a FS já soma mais de 1,4 bilhão de capacidade produtiva de litros de etanol/ano e, com a inauguração da unidade de Primavera do Leste, a companhia deve se tornar uma das quatro maiores produtoras de etanol do Brasil, alcançando uma capacidade produtiva de 2 bilhões de litros de etanol/ano.

A nova planta terá capacidade produtiva de 1,3 milhão de toneladas de milho; 585 milhões de litros de etanol; 18 mil toneladas de óleo de milho; 570 mil toneladas de DDGs e 191 megawatts de energia elétrica.

Banner Revistas Mobile