Usinas

Produção de cana-de-açúcar dá novo lar para animais silvestres em São Paulo

Programa desenvolvido pela Usina São Manoel protege e acolhe espécies resgatadas pela Polícia Ambiental

Produção de cana-de-açúcar dá novo lar para animais silvestres em São Paulo

A Usina São Manoel, associada à Copersucar, desenvolveu um programa de monitoramento e acolhimento da fauna que contribui para o equilíbrio ecológico e com a preservação de espécies, o que inclui aquelas em extinção.

Conhecido como Bicho Vivo, o projeto virou um santuário de animais silvestres em meio à produção de cana-de-açúcar, contando com a disponibilização de uma área de preservação ambiental de mais de 11 mil quilômetros quadrados da usina para abrigá-los, espaço equivalente a sete parques do Ibirapuera, localizado na capital paulista.

Lançado há pouco mais de oito meses, o programa nasceu da parceria entre a Usina São Manoel, Polícia Militar Ambiental de Botucatu e Unidade de Vigilância Animal – UVA de São Manuel.

Animais silvestres capturados pela Polícia Ambiental, normalmente em perímetros urbanos, após receber o tratamento adequado na Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) da cidade de São Manuel, são soltos nas áreas disponibilizadas pela usina.

LEIA MAIS > Melhora climática impulsiona produção de cana-de-açúcar

Lobo-guará, ameaçado de extinção, caminha na área de integração entre os canaviais e os corredores ecológicos da usina

Nesta união entre o serviço público e a iniciativa privada, os animais são devolvidos à natureza. As áreas de vegetação contam ainda com corredores e passagens ecológicas, rios e nascentes, possibilitando um habitat ideal com todos os recursos necessários para a sobrevivência. O projeto ainda recebe espécies de outras ONGs da região.

“Na época em que a ideia surgiu, buscamos a parceria junto às diretorias do meio ambiente e da saúde, com a prefeitura e a polícia ambiental, que nos informaram sobre a dificuldade de encontrar áreas para esta recolocação. A partir daí, nós conseguimos escalonar oito áreas para soltura destes animais silvestres”, comenta Diego Victoriano de Oliveira, supervisor de Qualidade e Sustentabilidade da Usina São Manoel.

Durante este período, já foram identificadas 29 espécies de mamíferos, sendo quatro classificadas como Ameaçadas de Extinção (EN): uma Onça-parda (P. concolor), uma Jaguatirica (L. pardalis), um Gato-do-mato-pequeno do gênero Leopardus e um Lobo-guará (C. brachyurus).

LEIA MAIS >Em nota, Diana Bioenergia reafirma seus valores democráticos

Coruja-buraqueira solta nos corredores ecológicos da usina

O programa também catalogou 163 espécies de aves, sendo três classificadas como Quase Ameaçadas (NT) de extinção: um Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), um Ui-pi (Synallaxis albescens) e um Soldadinho (Antilophia galeata).

Ouriço encontrado no perímetro urbano, resgatado pela UVA e solto nas áreas da usina

Para Pedro Dinucci, presidente do Conselho de Administração da Usina São Manoel, a mentalidade do empresariado está mudando para melhor. “A gente acredita que hoje a principal força para potencializar o cenário competitivo do nosso setor é a sustentabilidade. A gente acredita que as empresas que melhor se conectam com os anseios da sociedade vão sair muito na frente”, completa.

A captura é importante para remover o animal do ambiente urbano, que pode trazer risco de vida ao próprio animal e para outras pessoas, retornando-o para um habitat natural. A soltura favorece a biodiversidade do local, a dispersão de sementes de árvores e o controle populacional das espécies, contribuindo ainda na cadeia alimentar onde são introduzidos.

LEIA MAIS > Usinas apresentam estratégias de manejo varietal

Teiú-comum tratado pela UVA de São Manuel e solto nas áreas da usina

“O investimento em biodiversidade contribui de forma significativa para a conquista de certificações pelas usinas, o que é um importante diferencial no momento de conquistar mercado externo”, disse engenheira florestal, Maria Claudia Trabulsi, coordenadora de sustentabilidade da Copersucar

Segundo a companhia, As usinas associadas à Copersucar têm um trabalho intenso de preservação ambiental, promovendo atualmente a proteção de mais de 110 mil hectares de vegetação nativa, extensão daria para cobrir todo o município do Rio de Janeiro. Esta atuação contribui também para a conservação dos recursos hídricos, enriquecimento do solo e a manutenção de um ambiente adequado para a biodiversidade.

LEIA MAIS > Raízen chega a 50% das obras na planta de etanol de segunda geração de Guariba – SP

Banner Revistas Mobile